79º aniversário do educandário é celebrado de forma on-line
6 de julho de 2020 Notícias, Portal
capa

Na Escola Notre Dame Menino Jesus, a primeira semana de julho é, tradicionalmente, marcada por atividades que destacam o seu papel na formação integral de milhares de crianças e adolescentes. Afinal, foi à abertura do mês que, em 1941, a trajetória do educandário teve início.

Em uma singela casa de madeira, as Irmãs de Notre Dame concretizaram o anseio de oportunizar a construção do conhecimento e a evangelização àqueles que viviam, literalmente, à margem. A comunidade ferroviária já inexiste – assim como a pequenina residência transformada em escola. Mas persiste, 79 anos após a sua inauguração, o desejo de florescer, nos corações, a semente da transformação de si e do mundo.

106595574_277913589958898_3100104082099583042_n (Copy)Por isso, mesmo que as suas paredes abrigassem o silêncio, o aniversário foi intensamente celebrado, graças ao aporte tecnológico – que lhe permite assegurar a manutenção dos processos de ensino e de aprendizagem, em meio à suspensão das atividades escolares presenciais que visam à redução do contágio pelo novo coronavírus.

Os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, encontraram inspiração em um poema acerca do cheiro das emoções para criar cartazes que homenageavam a instituição de ensino. Os do 3° Ano, por sua vez, participaram do “Chá da Saudade” – um momento que lhes permitiu socializar lembranças de vivências acolhedoras e reconfortantes que tem, na Escola, o seu cenário.

WhatsApp Image 2020-07-01 at 19.11.16 (Copy)Já as crianças matriculadas na Educação Infantil compartilharam, durante o Encontrão Virtual, curiosidades sobre a história do educandário.

Os responsáveis pelos educandos matriculados nas diferentes etapas de ensino também participaram das celebrações, convidados a refletir, em mais uma edição do Projeto Formação de Pais sobre “A Harmonia e a Espiritualidade na Família”. Para tanto, foram conduzidos pela psicopedagoga da instituição, Eleandra Alievi da Rosa, pelo pároco da Paróquia São Cristóvão, Padre Vanderlei Bervian, e pela agente de Pastoral Escolar, Irmã Luísa de Lucca.

WhatsApp Image 2020-07-04 at 16.36.44 (Copy)No sábado (04), por fim, a comunidade educativa rendeu graças, durante missa transmitida ao vivo pela fanpage escolar, pelas bênçãos concedidas, ao longo de quase oito décadas, à Escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>